sexta-feira, 30 de março de 2012

Voltar das férias...Oh não!!!

Tirar férias é uma maravilha não é mesmo? 
As férias são uma realidade diferente. Basta não ter horários para fazer as coisas ou estar nos lugares... Mesmo para quem não vai viajar, há uma libertação dos deveres. Evitam-se chatices diárias, e adotamos o sentimento em que fazemos mais o que queremos ao invés do que se é obrigado.


Mas no finalzinho dessa nova rotina adotada, vai batendo aquele aperto no peito, uma vontade de ficar mais um ano de férias... É comum no retorno ao trabalho o funcionário ter uma queda no rendimento, cansaço, tristeza entre outros sintomas, que levam alguns dias até se normalizar.


Mas para algumas pessoas, pode ser muito além desse sintoma de "Quero mais". Esse retorno a realidade, pode ser tão estressante a ponto de causar um verdadeiro desanimo para o funcionário. Isso porque seu corpo adotou uma nova rotina, um ritmo diferente, um ar relaxante. A mais temida Síndrome Pós-Férias tem um nome: Abulia.






Mas o que é Abulia?


Abulia é uma deterioração mais ou menos evidente da vontade de atuar, que se traduz na indecisão, na incapacidadepara conceber ou concretizar ações e tomar decisões. O abúlico revela falta de interesse e de motivação, sentimentode impotência, dando a impressão de estar sempre cansado.
Conceptualmente, em psiquiatria, a abulia apresenta-se como a falta absoluta de vontade, a ausência de desejos e decisões, com o desinteresse afetivo e apagamento do pensamento volitivo. Na teoria psicanalítica, o significado de abulia pode aproximar-se do conceito de inibição, pois implica uma inibição para a ação.
É possível encontrar diferentes tipos patológicos de abulia: a neurasténica, a esquizofrénica, a melancólica e acatatónica. 
A abulia neurasténica resulta de uma resistência psíquica que angustia o paciente e se revela na incapacidade de tomardecisões para atuar; a abulia esquizofrênica traduz-se numa grande indiferença afetiva que produz uma carência dedesejos e intenções; a abulia melancólica caracteriza-se pela existência de impulsos para atuar que depressadesaparecem devido a um intenso sentimento de impotência; a abulia catatónica revela-se pela ambivalência negativaque gera automaticamente a tendência contrária quando acontece um impulso, espontâneo ou sugerido, para atuar. 
Fernando Pessoa, por exemplo, tal como Álvaro de Campos, sentiu o fenómeno da abulia neurasténica. Na Carta aAdolfo Casais Monteiro, sobre a heteronímia, afirma: "Não sei se sou simplesmente histérico, se sou, mais propriamente,um histero-neurasténico. Tendo para esta segunda hipótese, porque há em mim fenómenos de abulia que a histeria, propriamente dita, não enquadra no registo dos seus sintomas."



Visto que o retorno é realmente difícil para todos nós, o ideal é aproveitar o máximo que puder das férias. Para evitar que esse sentimento "depressivo" tome conta de nós, o ideal é mesmo após sua volta a realidade, você continue fazendo coisas que gosta de fazer, separar um tempo em sua agenda para programas de lazer, cuidar da alimentação e prezar pela qualidade do seu sono.

Saiba mais: 
http://www.infopedia.pt/$abulia
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/02/estresse-pos-ferias-como-vencer-esse-desequilibrio-transitorio-3205682.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário