segunda-feira, 26 de março de 2012

Curriculum Vita(L)

Um chefe que abriu vagas em sua empresa, recebeu centenas de currículos impressos. Ele pegou a metade destes e jogou no lixo, sem sequer olhar de quem era. Surpresa, sua secretária questionou o ato. O chefe apenas respondeu: “Não quero trabalhar com gente azarada“. 


Qual candidato nunca teve a impressão de seu currículo ser descartado sem, sequer, ter sido avaliado por ninguém?
Talvez isso tenha acontecido mesmo, mas entenda o porquê do seu currículo as vezes parecer menos atrativo (cansativo de se ler e entender).


Dentre tantas elaborações para o currículo perfeito, as vezes pecamos pelo excesso ...estes, muitas vezes desnecessários, enfeitam nosso currículo de baboseira e o deixa carregado de informações que atrapalham na busca de dados relevantes ao perfil das vagas.
Esse tipo de informação as vezes se tornam banais por não agregar absolutamente nada para o selecionador, ou seja, não são essas informações que vão decidir pela entrevista ou por uma contratação do candidato. Curriculo é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.

Então que tal uma listinha de coisas que NÃO devem estar no currículo?

- Filiação;
- Informações da Família : Não coloque nome do cônjuge e nem dos filhos, coloque só Casado 2 Filhos ou Solteira;
- Números de Documentos;
- Cursos em Excesso ou Cursos Fora do Perfil Profissional: Ideal colocar cursos mais recentes.
- Linguagem Confusa ou Rebuscada, "Tecniquês";
- Descrições Muito Detalhadas : Cuidado com o excesso de preciosismo.
- Assinatura;
- Pretensão Salarial : Somente coloque no currículo se for exigido, caso contrário a negociação salarial deverá ser discutida na entrevista;
- Referências : Não coloque, leve-as consigo para a entrevista;
- Mentiras : Nem pensar!
- Titulo: Não tem necessidade de escrever que se trata de um currículo, muito menos em latim
- Foto: No caso de foto, deve-se colocar somente se for solicitado pelo selecionador.
- Frases de efeito;
- Portunhol: só acrescente idiomas que você realmente conhece.
- Mais do mesmo: Ao invés de repetir suas funções usando apenas palavras diferentes, faça um resumo geral de qualificações.
- Características de personalidade: Visto que estas, serão analisadas durante o processo de seleção, não é necessário descreve-las no currículo.
- Páginas de mais: Tudo bem que você atua há 60 anos e tem mais de 100 cursos na sua área, mas faça uma seleção de informações que serão úteis para sua recolocação no mercado.
- Supercompactação: Currículo muito extenso é prejudicial, mas ao contrário disto também. Para não cair no excesso de dados, o candidato "dá um jeito" de por tudo em uma só página. Não faça isso.
- Cartas de apresentação: Só faça, se for solicitado.
- Erros gramaticais: Revise sempre seu currículo antes de distribuir HERRUS por ai.
- Formação da Pré- escola: Se você já possui Superior Completo, não há necessidade de colocar quando concluiu o Ensino Fundamental.
- Fiz curso de Informática: Não preciso nem comentar.
- Pessoas Verbais: O currículo é seu. Você é a primeira pessoa do Singular.
- Objetivo Profissional: Trata-se da área de atuação, nível de cargo, e não de objetivos de conquista profissional (Meu objetivo é conseguir entrar numa empresa de grande porte, que me dê a oportunidade de crescimento e de mostrar minhas habilidades)

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário