É normal ficar nervoso durante uma entrevista. As vezes sai-se com a impressão de que ficou faltando algo a dizer, mas aos que acham que falaram tudo e mais um pouco, muito cuidado.
Nem sempre o modo de tentar convencer desesperadamente o recrutador que você deve ser escolhido é bem interpretado, então aqui vai algumas coisinhas que muitos candidatos costumam dizer e acaba não caindo bem:
Por Larissa Alvarez
Modificado por Alessandra Silva
Fonte: terra.com.br
Fonte: terra.com.br
- "Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...": Além de um tanto clichê, quando a pessoa diz ser muita coisa, a impressão que dá é que ela não o é. Pode até ser verdade, mas a impressão que passa é que esta pessoa está desesperada, melhor do que dizer tudo é utilizar um destes pontos, dois no máximo, e mostrar os motivos pelos quais acredita ter estas habilidades, através de suas realizações de trabalho e resultados em empregos anteriores.
- "Estou aqui para aprender": o local de aprender é a escola e normalmente se paga para obter conhecimento. A empresa é local de desempenhar e trazer resultados, onde se recebe por isso. O objetivo dele é trazer resultados relacionados ao cargo para o qual será contratado. Mesmo que o objetivo da empresa seja moldar um funcionário, o ideal é que vc apresente segurança em suas qualificações e se ofereça a agregar mais conhecimentos do que já possui.
- "Meu principal defeito é ser perfeccionista": esta é uma resposta normalmente dada para quando se pergunta ao candidato qual seu maior defeito. É uma resposta clichê e, na realidade sabemos que, muito embora perfeccionismo seja um defeito, é também uma forma de demonstrar uma qualidade. O melhor é realmente apontar um defeito que implique pouco em sua vida no trabalho e em que o candidato, de alguma maneira, esteja trabalhando para corrigi-lo.
- "Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar": deve-se evitar falar mal de empregadores anteriores. Nenhuma companhia que está prestes a contratar um novo profissional gosta de imaginar que amanhã ela poderá ser a próxima a ser mal-falada.
- "Saí da empresa porque puxaram meu tapete": mesmo que isso tenha acontecido, é grande a chance de o candidato se atrapalhar caso seja solicitado a detalhar o assunto. Ele pode acabar falando mal de outras pessoas, o que pode não ser bem-visto, já que estas não estão presentes para se defender. E ser o “inocente” não pega muito bem.
- "Sou o melhor profissional que a sua empresa pode contratar": é uma tentativa de marketing que pode ir contra o profissional, pois pode gerar interpretações como "a empresa não tem poder para contratar alguém melhor" ou julgamentos quanto à arrogância dele. Mostre suas qualidades de modo convincente, pois assim não será necessário vender uma imagem de superioridade com frase clichê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário